"Desde os animais a comunicação se impõe como a capacidade que distingue os grupos que evoluíram daqueles que sucumbiram à própria natureza.
Fonoaudióloga Luciana Domingues
O Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro ofereceu o primeiro vestibular em janeiro de 1994, iniciando suas aulas no Centro de Ciências da Saúde, em agosto do mesmo ano. Atualmente, o curso abre 80 vagas anuais, oferecidas em duas entradas, uma por semestre.
As atividades acadêmicas do curso são desenvolvidas em dois campi da universidade: no Campus da Ilha do Fundão e no Campus da Praia Vermelha. No primeiro, as atividades acadêmicas são oferecidas no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), no Centro de Ciências e Saúde (CCS), na Faculdade de Letras, na Faculdade de Odontologia e no Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG). No Campus da Praia Vermelha as atividades são desenvolvidas no Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC) e no Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (IPUB).
Em fevereiro de 1996, foi realizada a primeira reforma curricular.
Em agosto de 1997, foram iniciados os atendimentos a pacientes nos ambulatórios da Clínica Escola do curso, localizada no Instituto de Neurologia Deoloindo Couto, para atender ao Estágio curricular dos alunos dessa graduação.
Em julho de 1998, formou-se a primeira turma do Curso de Fonoaudiologia.
O perfil profissional proposto pelo curso contempla uma formação humanística, generalista e crítica, e instrumentaliza o futuro profissional para apreender a complexidade do contexto no qual está inserido: o meio sociocultural e o cenário político-econômico, de maneira que suas intervenções estejam sempre respaldadas por compromissos éticos e sociais.
Uma sólida formação técnico-científica visa capacitar o futuro fonoaudiólogo para ações competentes, sendo capaz de vislumbrar, nas diversas manifestações da comunicação humana, as interfaces com disciplinas e áreas de conhecimentos afins. Esta visão interdisciplinar é desenvolvida desde o ciclo básico, no qual os alunos inserem-se em disciplinas de vários departamentos da Universidade, o que possibilita o contato do aluno, e eventual engajamento, em diversas linhas de pesquisa, desde o primeiro ano de sua graduação. Estas atividades favorecem a percepção dos alunos, sobre o processo de produção de novos saberes, de descobertas e releituras, que vão ao encontro das transformações paradigmáticas nas áreas da saúde e da educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário